MPT participa de seminário de combate ao trabalho infantil em Caruaru

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, representado pelo procurador José Adilson Pereira da Costa, participou do 3º Seminário do Projeto Fazendo Direito, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru. Na ocasião, o procurador apresentou ao público, composto por profissionais e estudantes da Assistência Social, os resultados da atuação do MPT e da rede de proteção na luta pela erradicação do trabalho infantil. O evento foi realizado na manhã da última quarta-feira (6), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic).

O projeto Fazendo Direito tem como foco o enfrentamento ao trabalho de crianças e adolescentes na cidade, especialmente nas feiras-livres, e atua na região com equipe itinerante de educadores sociais em constante esforço de conscientização sobre o problema e divulgação dos canais de denúncia. Entre os perfis de abordagem normalmente utilizados, estão a ação preventiva por meio do uso do teatro de rua e a apresentação de palestras nas escolas.

José Adilson Costa narrou experiências do MPT no combate ao trabalho infantil na região e destacou a importância do Fazendo Direito como sendo uma força que complementa a atuação do MPT na localidade. “É no trabalho de conscientizar pais, professores e comerciantes que os assistentes sociais e os educadores somam esforços junto à rede de proteção, tão fundamental para erradicação da prática”, afirmou.