Diversidade na Cozinha | MPT reúne bares e restaurantes para oportunizar vagas para LGBTs

Nesta segunda-feira (11), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promove audiência coletiva junto a representantes de 230 bares e restaurantes do Grande Recife. O encontro com os empresários do segmento é para apresentar o projeto Diversidade na Cozinha. A iniciativa, que é desenvolvida pelo órgão e pela Gestos, com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tem o intento de oferecer formação em auxiliar de gastronomia a LGBTs. A audiência será realizada às 9h no auditório da Superintendência Regional do Trabalho (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 2000, no bairro do Espinheiro).

De acordo com as procuradoras à frente do projeto (Débora Tito, Gabriela Maciel, Melícia Carvalho Mesel e Vanessa Patriota), a audiência tem o objetivo de aproximar o setor da população LGBTI, de modo a adotar uma postura de inclusão de modo amplo no mercado de trabalho. “Como se trata de um grupo que em geral é excluído das oportunidades no mundo do trabalho, o MPT tem considerado importante o auxílio não só na formação, como também no processo de inclusão”, afirmaram as procuradoras.

Na reunião, os empresários poderão conhecer mais sobre o projeto, que teve início em Pernambuco, no mês de dezembro, com a seleção da primeira turma que irá receber a capacitação. Ao todo, 24 pessoas compõem a primeira turma. O curso começou na última quarta-feira (6), na Gestos, com noções de direitos humanos. A partir desta terça-feira (12), terá início a parte prática da formação, com aulas sobre diversos conteúdos, como cortes clássicos,segurança alimentar e vigilância sanitária, aves, pescados, drinks, carnes e a culinária regional.

As classes serão ministradas por reconhecidos profissionais da gastronomia local, como a nutricionista Cibele Cavalcante e os chefs Adriano Oliveira, Anna Corinna (Douce et Chocolat), Carmen Virgínia (Altar), César Santos (Oficina do Sabor), Cláudia Luna (Seu Luna), Cláudio Manoel (Bistrot La Comédie), Cris Nunes (Faculdade Senac), Edmilson Barman, Flávia Mindêlo (La Comédie), Leandro Ricardo (Chef Consultor), Miau Caldas (Chef Consultora), Robson Lustosa (Faculdade Senac), Vinícius Arruda (O Mundo Lá de Casa), Yuri Machado (Cá-Já) e Zenaide Maria (canal Zena Comida Funcional). As aulas de empreendedorismo serão ministradas pela empresa Jackeline Santana Contadores, juntamente com Miau Caldas e Vinicius Hernandes. Os encontros acontecerão no Instituto Shopping Center Recife, um dos parceiros do projeto. Todo o processo de formação será, ainda, acompanhado pela consultoria gastronômica dos chefs Cláudio Manoel, Flávia Mindêlo e Robson Lustosa.

(Procedimento Promocional: 2236.2018)