Projeto Diversidade na Cozinha promove primeira capacitação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco recebeu capacitação voltada à implementação do Projeto Diversidade na Cozinha. A iniciativa, parceria do MPT com a Gestos e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), oferece formação em auxiliar de gastronomia para 24 LGBTs, como forma de qualificá-los para o mercado de trabalho. As aulas começam em 12 de fevereiro, no Instituto Shopping Center Recife, que cedeu espaço para a ação. A instrução foi realizada na última terça-feira (29).

No treinamento, conduzido pela assessora de programas da Gestos, Juliana César, foi apresentado o projeto aos parceiros da ação, assim como a membros e servidores do MPT. Juliana falou sobre as atuais medidas de inclusão que são oferecidas à população LGBT em Pernambuco, com enfoque nas condições de vulnerabilidade social pela qual o grupo passa.

Mais especificamente sobre o projeto, Juliana explicou que ele foi adaptado para a realidade local, sobretudo pelo fato de hoje no Recife haver muita demanda para comidas relacionadas ao regionalismo. “As experiências de São Paulo e de Goiás são um norte, mas, ao mesmo tempo, foram relidas, para que a gente pudesse oferecer o melhor conteúdo a esse grupo”, disse. As pessoas inscritas na capacitação serão instruídas para a atuação em áreas gastronômicas como drinks, massas, aves, carnes e a culinária regional. As aulas serão realizadas ao longo de fevereiro e março. 

As classes serão ministradas por reconhecidos profissionais da gastronomia local, como a nutricionista Cibele Cavalcante e os chefs Adriano Oliveira, Anna Corinna (Douce et Chocolat), Carmen Virgínia (Altar), César Santos (Oficina do Sabor), Cláudia Luna (Seu Luna), Cláudio Manoel (Bistrot La Comédie), Cris Nunes (Faculdade Senac), Edmilson Barman, Flávia Mindêlo (La Comédie), Leandro Ricardo (Chef Consultor), Miau Caldas (Chef Consultora), Robson Lustosa (Faculdade Senac), Vinícius Arruda (O Mundo Lá de Casa), Yuri Machado (Cá-Já) e Zenaide Maria (canal Zena Comida Funcional). As aulas de empreendedorismo serão ministradas pela empresa Jackeline Santana Contadores, juntamente com Miau Caldas e Vinicius Hernandes. Os encontros acontecerão no Instituto Shopping Center Recife, um dos parceiros do projeto. Todo o processo de formação será, ainda, acompanhado pela consultoria gastronômica dos chefs Cláudio Manoel, Flávia Mindêlo e Robson Lustosa.

 

Membros e servidores do MPT participaram da instrução com a Gestos
Membros e servidores do MPT participaram da instrução com a Gestos

 

Projeto
De acordo com a procuradora do MPT em Pernambuco Melícia Carvalho Mesel, atualmente responsável pela Coordenadoria Regional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), a inclusão das pessoas LGBTI no mercado de trabalho tem o potencial de desconstruir preconceitos e promover a necessária aceitação e o respeito à dignidade de tais pessoas pela nossa sociedade.

“E, por termos observado o grande preconceito de que são vítimas tais pessoas, que ficam alijadas do mundo do trabalho, o MPT decidiu implantar o projeto aqui no Estado”, disse Melícia. Ao lado dela na iniciativa, estão as procuradoras Débora Tito, Gabriela Maciel e Vanessa Patriota.

 

Dados
Entre 2008 e 2016, foram assassinadas 938 pessoas trans no país. Este número é superior ao somatório crimes de mesma natureza ocorridos na Europa, Ásia, África, Oceania e América do Norte. No ano de 2018, 420 LGBT+ foram assassinados no Brasil. Pernambuco registrou 15 desses assassinatos, ocupando o 21º lugar na lista nacional, segundo dados coletados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Os recursos utilizados no projeto decorrem da reversão de multas por violação de direitos trabalhistas verificadas na atuação do MPT em Pernambuco. (Procedimento Promocional: 2236.2018)

 

Audiência pública
Na segunda-feira 11 de fevereiro, às 9h, o MPT, com auxílio da Abrasel, promove uma audiência pública com representantes de 230 bares e restaurantes do Grande Recife. A ideia é apresentar aos empresários o projeto, recomendando que desenvolvam, nos seus estabelecimentos, práticas inclusivas para a população LGBT. O encontro é realizado na Superintendência Regional do Trabalho, localizado na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 2000, no bairro do Espinheiro.