Projeto Diversidade na Cozinha faz primeira capacitação técnica nesta terça (29)

Na próxima terça-feira (29), das 10h às 12h, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promove a primeira capacitação do projeto Diversidade na Cozinha, que vai oferecer formação em auxiliar gastronomia para grupo de 24 transexuais. Neste momento, serão treinados membros e servidores do órgão, professores e consultores ligados à iniciativa.

A capacitação será feita por representante da Gestos, organização filantrópica com ações no segmento que operacionaliza o projeto. O objetivo, segundo a procuradora do MPT Vanessa Patriota, é aproximar as pessoas envolvidas na ação do tema, conhecendo mais sobre a população e as dificuldades que enfrenta, além, claro, de conhecer como será a formação.

O curso terá início no dia 12 de fevereiro. Ao todo, são 90 horas de aula, com instrução gastronômica do restaurante La Comédie, de Claudio Manoel e Flávia Mindelo. As aulas serão ministradas por chefs de reconhecido talento: César Santos (Oficina do Sabor), Carmen Virgínia (Altar), Yuri Machado (Cá-Já), entre outros, no Instituto do Shopping Center Recife, que tem espaço apto para o treinamento.

Para participar, os interessados se inscreveram gratuitamente, até o dia 21 de dezembro. Os candidatos selecionados para o curso têm, no mínimo, 18 anos. Na distribuição das vagas foi dada preferência à população LGBTI+.

“Com o curso, esperamos contribuir para a inclusão social desta população, por meio do trabalho. Para se ter uma ideia, a expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de 35 anos. No Nordeste, ela cai para 32 anos”, afirma a procuradora do MPT Débora Tito, uma das integrantes do projeto. Junto dela e Vanessa, participam as procuradoras Gabriela Maciel e Melícia Carvalho Mesel.

Segundo dados, entre 2008 e 2016, foram assassinadas 938 pessoas trans no país. Este número é superior ao somatório crimes de mesma natureza ocorridos na Europa, Ásia, África, Oceania e América do Norte. Os recursos utilizados no projeto decorrem da reversão de multas por violação de direitos trabalhistas verificadas na atuação do MPT em Pernambuco.

Experiência

Inspirado na iniciativa do MPT em São Paulo, o órgão em Pernambuco deu início ao projeto, que busca garantir a empregabilidade de LGBTI+ no mercado de trabalho pernambucano. O ramo de bares e restaurantes tem se mostrado um segmento em expansão e aberto a incluir essas pessoas, seja como trabalhadoras, ou mesmo empreendedoras.

Procedimento Promocional: 2236.2018

Tags: diversidade na cozinha, transexuais