MPT marca Dia da Criança com ato de conscientização contra o trabalho infantil

Na manhã desta quinta-feira (11) estagiários, membros e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveram ato de conscientização contra o trabalho infantil, na Rua 48, no Espinheiro. A ação, que marca o Dia da Criança (12), consistiu na abordagem a motoristas, passageiros e pedestres para a distribuição de 2 mil exemplares da revista MPT em Quadrinhos que trata do tema. A faixa de pedestres também foi ocupada, nos sinais vermelhos, pela faixa da campanha #ChegadeTrabalhoInfantil.

A atividade foi organizada pela Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) da regional. Na ocasião, a procuradora do MPT Jailda Pinto esclareceu que o ato tem sobretudo o objetivo de levar às pessoas o material informativo do órgão, de modo a sanar diversos lugares-comuns que ainda fazem parte da cultura e que viabilizam a exploração de crianças e adolescentes. “O mito de que o trabalho dignifica a criança tem que ser desfeito, e o esforço de conscientização tem objetivo de provocar a reflexão sobre o assunto e a propagação da ideia”, disse a procuradora.

 

Pessoas que passavam pela rua receberam edições da série MPT Quadrinhos que falam sobre trabalho infantil
Pessoas que passavam pela rua receberam edições da série MPT Quadrinhos que falam sobre trabalho infantil

 

Trabalho Infantil
A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Brasil há 2,672 milhões de crianças e adolescente em situação de trabalho entre 5 e 17 anos. Em Pernambuco, atualmente são 123 mil em situação de vulnerabilidade. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 85 milhões de crianças no mundo estão enquadradas nas piores formas. Esse número corresponde a 51% do total do trabalho infantil no mundo.

Denúncias
Quem quiser denunciar casos de trabalho precoce, pode ligar para o Disque 100, que tem ligação gratuita, ou mesmo informar ao Ministério Público do Trabalho, pelo site http://www.prt6.mpt.mp.br/servicos/denuncias.

Marcha
Nessa quinta-feira (10), o MPT participou da 6ª edição da Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil, organizada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). A marcha teve concentração às 13h30, no Parque 13 de Maio, saindo em direção ao Marco Zero às 14h30. Houve grande adesão de jovens e apresentação de diversos grupos culturais.

Procuradora Jailda Pinto, que também integra a comissão executiva do Fepetipe, participou da marcha 2018
Procuradora Jailda Pinto, que também integra a comissão executiva do Fepetipe, participou da marcha 2018