Correição | Corregedor do CNMP se reúne com membros do MPT em Pernambuco

Na tarde desta quarta-feira (22), dando continuidade à programação da semana de correição em Pernambuco, o corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel Moreira, se reuniu com os procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) no estado, na sede do órgão. Na oportunidade, em que esteve acompanhado pela equipe que o auxilia, Rochadel apresentou as diretrizes que balizam o processo de correição, enfatizando as principais preocupações do CNMP.

Corregedor do CNMP, Orlando Rochadel, esteve reunido com membros do MPT em PE
Corregedor do CNMP, Orlando Rochadel, esteve reunido com membros do MPT em PE

 

Entre tantos pontos, destacou que a Corregedoria tem realizado um trabalho de controle com sensibilidade, em que busca compor soluções, com base na legalidade, mas também considerando as particularidades do contexto de cada uma das situações. Essa postura, segundo ele, está inserida no que chama por “cinco pilares” da Corregedoria, sendo eles: amor e não temor; qualidade (resolutividade) da atuação; unidade e indivisibilidade do Ministério Público; humanização e evolução humana; e quem ama corrige.

Rochadel também expôs a preocupação do CNMP com a forma pela qual os membros do MP brasileiro estão em contato com a sociedade. Orientou que os procuradores sempre estejam disponíveis para atender advogados, denunciantes, representantes de outros poderes, investigados, movimento sociais e todos os demais que por eles busquem. “O membro do MP deve estar disponível para a sociedade, que deseja ser bem atendida”, disse. 

Presenças da reunião

Participaram da reunião pelo CNMP, o coordenador geral da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis Lima; os conselheiros do CNMP, Leonardo Accioly, Luciano Nunes, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho e Sebastião Vieira Caixeta, que representa o MPT no órgão e que mais cedo, pela manhã, esteve reunido com os membros do MPT em Pernambuco; e o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, o procurador Cesar Henrique Kluge.

Já pelo MPT em Pernambuco, além das procuradoras-chefe, Adriana Gondim (titular) e Lívia Viana de Arruda (vice), participaram os membros: Waldir de Andrade Bitu Filho, Elizabeth Veiga Chaves, Melícia Alves de Carvalho Mesel, José Laízio Pinto Júnior, Janine Rego de Miranda, Chafic Krauss Daher, Gabriela Tavares Miranda Maciel, Jailda Eulídia da Silva Pinto, Maria Roberta Melo Komuro da Rocha, Gustavo Luís Teixeira das Chagas. A reunião também foi prestigiada pelo procurador-chefe do MPT na Paraíba, Carlos Eduardo de Azevedo Lima.

Atual gestora da unidade, tendo tomado posse em outubro do ano passado, a procuradora-chefe, Adriana Gondim, ressaltou mais uma vez a importância do processo de correição para o aperfeiçoamento institucional. Também disse que as preocupações elencadas pelo corregedor ressoam na unidade, sobretudo as que tocam a dimensão de uma gestão sensível às pessoas, sejam elas demandantes, sejam elas do público interno.

Procuradora-chefe, Adriana Gondim, fala sobre importância da correição e as aspectos da sua gestão
Procuradora-chefe, Adriana Gondim, fala sobre importância da correição e as aspectos da sua gestão

 

Finalizando o encontro, o procurador Regional do Trabalho Waldir Bitu, decano da unidade, saudou o corregedor, agradecendo a visita. “Obrigado por disponibilizar a sua experiência e o seu saber aos integrantes do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, acompanhado dos Conselheiros, dentre eles nosso colega Sebastião Caixeta, que merece nossos aplausos pela atuação no CNMP”, disse.

O decano da Regional ainda elogiou a atual gestão da unidade. “Adriana, além de estar trilhando uma excelente administração, é uma belíssima criatura. É firme e segura nas convicções e atitudes, mas é sensível, humana”. Concluindo, recorreu à literatura de cordel, declamou os versos: “Rochadel, homem de futuro, de belas aspirações, de caráter nobre e puro, sem ódio e sem ambições, está levando às correições, com amor nos corações!”.

Decano da Regional, o procurador Regional Waldir Bitu saudou o corregedor e demais conselheiros
Decano da Regional, o procurador Regional Waldir Bitu saudou o corregedor e demais conselheiros

 

Tags: CNMP, correição