Qualidade de Vida | Semana voltada para o tema encerra com reunião de diretores

A semana da Qualidade de Vida no Trabalho no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco chegou ao fim nesta sexta-feira (27) com encontro entre a comissão nacional do tema e o corpo diretivo na unidade local. Na ocasião, foram apresentados pelo grupo de trabalho o resultado das oficinas realizadas na quinta-feira (26), onde servidores, ocupantes ou não de cargo de gestão, bem como membros, puderam conversar sobre a organização do trabalho e os impactos dela na saúde e bem-estar.

Entre os principais pontos dados de feedback apontados pelo grupo de trabalho aos gestores da unidade estiveram as necessidades de aprimoramento de estratégicas de reconhecimento, transparência dos atos administrativos, maior regulação do teletrabalho, mapeamento de processos e fluxos.

Também foram reconhecidas iniciativas pelas boas práticas. Uma delas a realização da 1ª Semana Interna de Promoção à Saúde e Segurança no Trabalho, cujo destaque foi a promoção do Programa de Exames Médicos Periódicos de Saúde (PEPS). Há ainda a experiência do Roda de Casos, projeto interno cujo objetivo é contar situações vividas no dia a dia, aproximando a área fim da meio.

Pelo MPT em Pernambuco, participaram da reunião de conclusão da semana as procuradoras-chefes do MPT em Pernambuco, Adriana Gondim (titular) e Lívia Viana (substituta), a assessora de Comunicação Social, Mariana Banja, e os diretores Mário Domingues (Administrativo e Regional, em exercício), Dayse Moraes (Gestão de Pessoas), Rafael Maia (da Secretaria de Processos) e Márcia Parga (da Tecnologia da Informação).

Gestores do MPT em Pernambuco também avaliaram como positiva as oficinas da QVT
Gestores do MPT em Pernambuco também avaliaram como positiva as oficinas da QVT

 

Equipe Nacional


O programa de Qualidade de Vida no Trabalho foi instituído pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) em 2012. De lá para cá uma série de ações, já foram desenvolvidas, por se tratar de um tema relevante para as administrações. Em 2015, realizou uma pesquisa para saber como o tema era percebido pelo público interno. Neste ano, ela será reeditada em setembro.

O MPT em Pernambuco é a 10ª regional do MPT a receber a visita da comissão. A expectativa é de, até o fim do ano, a equipe concluir as oficinas em todas as regionais.

Compõem o grupo de trabalho que esteve na regional: Mariana Flesch Fortes (Coordenadora, Procuradora do Trabalho); Adriana Chies (DAIS/DGP); Ana Cláudia Freire Camargos (DAIS/DGP); Isabela Medeiros Ramalho (DDP/DGP); Tiago Felipe Gomes (PRT/6º); Vinícius Pinto Corrêa (DDP/DGP).

Para saber mais sobre o tema da Qualidade de Vida no Trabalho (QTV), acesse a intranet https://intranet.mpt.mp.br/pgt/comissoes-tematicas/qvt

Tags: Qualidade de Vida, QVT, oficinas