Junho | Contas de água levam mensagem contra trabalho infantil

Durante o mês de junho, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é parceira do Ministério Público do Trabalho (MPT) na luta contra o trabalho infantil. A empresa aderiu à campanha “Com a infância perdida, não tem jogo ganho” e fez constar em todos os boletos a mensagem "Diga não ao trabalho infantil. Denuncie. Disque 100”. Ao todo, 1,5 milhão de pessoas receberão a mensagem.

A empresa ainda disponibilizou nos contracheques de todos os funcionários a mensagem, atingindo diretamente 3,5 mil pessoas. A mobilização seguiu também para as redes sociais, onde serão compartilhados materiais sobre a temática, disponibilizados pelo MPT.

No Brasil, cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 17 anos, são explorados pelo trabalho precoce, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2015), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Pernambuco, 122 mil crianças e adolescentes estão nesta situação.

Campanha

Com foco no combate à mão de obra infantil durante o São João e a Copa do Mundo, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou a campanha "Quando a infância é perdida não tem jogo ganho" no último dia 30, em Campina Grande. Com o slogan “Quando a infância é perdida, não tem jogo ganho”, a campanha faz uma 'convocação' de toda a sociedade.

A campanha foi desenvolvida pela agência Sin Comunicação. Um vídeo e um spot de rádio foram criados, além de peças como cartaz, leque, outdoor, busdoor, camisa, conteúdo para redes sociais.

No mês de junho, o MPT tem como prioridade institucional promover iniciativas para combater o trabalho infantil. Neste período, há ainda o 12 de junho, Dia Mundial de combate à prática. Todas as ações relativas à infância são articuladas e promovidas pela Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Em Pernambuco a pasta é coordenada pelas procuradoras Jailda Pinto (titular) e Maria Roberta Melo Komuro da Rocha (suplente). Quem quiser aderir à campanha pode entrar em contato pelo e-mail ascom.mptpe@gmail.com.

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