Semana meio ambiente | MPT em Pernambuco lança Plano Logístico Sustentável

Na próxima segunda-feira (4), a partir das 9h30m, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco lança para o público interno (estagiários, membros, servidores e terceirizados) o Plano Logístico Sustentável (PLS), na sede do órgão, no Recife. O evento é uma iniciativa da Comissão de Gestão Socioambiental do MPT no estado.

 

O plano tem o objetivo de desenvolver uma cultura de não desperdício, oferecendo práticas sustentáveis que podem ser aderidas pelo órgão, em benefício da sociedade e do meio ambiente. Entre as ações, estão previstas a implementação do descarte correto de resíduos sólidos, bem como a coleta seletiva. Também serão estimulados o uso racional de insumos, como papel, toner, água e energia elétrica. Outro pronto que o plano visa, é que, em obras e reformas, os projetos priorizem o uso de energias alternativas (fotovoltaica) e o reaproveitamento de águas pluviais.

Na ocasião, o analista Ambiental, servidor da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado de Pernambuco, Ivógenes Alves, ministra palestra sobre o descarte de resíduos sólidos. Além da palestra, haverá distribuição de copos de vidro e xícaras personalizadas, como incentivo à redução de consumo de descartáveis no ambiente de trabalho.

O lançamento está marcado para um dia antes do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A data, estabelecida em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, registra a primeira grande reunião das Organizações das Nações Unidas (ONU), para tratar da degradação do meio ambiente. O intuito é chamar atenção a respeito dos problemas ambientais e a importância da preservação de recursos naturais.
 
Comissão


A Comissão de Gestão Socioambiental do MPT em Pernambuco é presidida pela procuradora do Trabalho Gabriela Maciel e conta com a participação dos servidores Carlos Antônio Ferreira Carvalho, Heitor Leal Farnese, Marcelo Teixeira Azerêdo e Tharcila Albuquerque Coelho Netto.

Tags: semana meio ambiente, gestão ambiental