MPT busca parceria para combater trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco recebeu representantes de diversas instituições, entre públicas e privadas, na busca de parceiros para o “Junho: todos contra o trabalho infantil” de 2018.

O encontro ocorreu na última segunda-feira (14), na sede do órgão, sendo coordenado pela procuradora Jailda Pinto, representante local da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

Durante o encontro, a procuradora apresentou a campanha institucional “Chega de Trabalho Infantil”, pedindo a adesão dos presentes na divulgação. “Uma das bases do trabalho infantil é a desinformação e a cultura que o naturaliza”, disse.

Para conhecer mais sobre a campanha “Chega de Trabalho Infantil”, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Posto Xingu, Rota Mídia, Associação Pernambucana de Shopping Center (Apesce), Agência Um, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Jailda reforçou o apelo de engajamento ao grupo, informando sobre o cenário do trabalho infantil no estado vem se agravando, no período recente. A mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Brasil há 2,672 milhões de crianças e adolescente em situação de trabalho entre 5 e 17 anos. Em Pernambuco, houve aumento nos números, cerca de 12%. Antes, eram 109.000. Atualmente, são 122 mil.

 

Instituições públicas e privadas participarão aderem à luta contra o trabalho infantil
Instituições públicas e privadas participarão aderem à luta contra o trabalho infantil

 

Novos apoiadores

O mês de junho é o dedicado ao combate do trabalho infantil. Entidades da sociedade civil organizada, empresas e até órgãos públicos que desejem se engajar nas ações deste ano, podem entrar em contato com o MPT, pelos e-mails ana.leao@mpt.mp.br e ascom.mptpe@gmail.com.