MPT realiza 1ª Semana Interna de Promoção à Saúde e Segurança no Trabalho

Nos dias 5 e 6 de abril, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu a 1ª Semana Interna de Promoção à Saúde e Segurança no Trabalho. Dois eventos foram realizados. Na quinta (5), foi feito o lançamento do Programa de Exames Médicos Periódicos de Saúde (PEPS) para membros e servidores, e a apresentação do Plan-Assiste. Já na sexta (6), foi a vez dos terceirizados da unidade receberem orientações para garantir que as atividades cotidianas sejam desempenhadas com o máximo de segurança.


PEPS


O Programa de Exames Periódicos de Saúde, no âmbito dos ramos do Ministério Público da União, foi instituído pela Portaria PGR/MPU nº 301, de 5 de junho de 2012. No ano passado, o MPT em Pernambuco foi uma das unidades escolhidas para implementá-lo.


De acordo com a Administração, a adesão ao Programa de Exames Médicos Periódicos de Saúde é voluntária. Entretanto, faz-se relevante a participação de todos para que, a partir de um diagnóstico geral, a Regional possa trabalhar e evoluir na melhoria da Qualidade de Vida daqueles que compõem o MPT.


O diretor Administrativo do MPT em Pernambuco, Mário Domingues, informou que a adesão ao programa é uma oportunidade para um check-up anual e cuidado da saúde de forma plena. “Os membros e servidores que se submeterem terão o abono de até 2 (dois) dias para a realização dos exames, mediante a anuência prévia da chefia imediata do período de afastamento, para consulta com médico do trabalho”. Os exames, no entanto, precisam ser feitos até o dia 15 de junho de 2018.


As unidades do MPT em Caruaru e em Petrolina também estarão inseridas no PEPS. Para saber mais sobre o programa, é só falar com a Seção de Gestão de Pessoas (SGP).
O evento foi aberto pela procuradora-chefe, Adriana Gondim, e contou com a presença da procuradora-chefe substituta, Lívia Viana de Arruda.

 

Procuradora-chefe, Adriana Gondim, abriu a semana interna de atividades do Abril Verde
Procuradora-chefe, Adriana Gondim, abriu a semana interna de atividades do Abril Verde

 

Diretores Mário Domingues e Carlos Carvalho falam sobre o PEPS
Diretores Mário Domingues e Carlos Carvalho falam sobre o PEPS

 

 


Plan-Assiste


O Plan-Assiste é um Programa de Saúde e Assistência Social classificado na modalidade de autogestão. Membros e servidores do MPU podem aderir, de acordo com Celina Galvão, responsável pelo setor que gere o plano no MPT em Pernambuco.


Na ocasião, ela explicou que a modalidade de gestão em assistência à saúde é o sistema no qual a própria empresa ou outro tipo de organização institui e administra, sem finalidade lucrativa. Assim, o programa de assistência à saúde de seus beneficiários acaba por reduzir os gastos decorrentes com a intermediação das empresas de plano de saúde do mercado.
Também na oportunidade foi possível membros e servidores tirarem dúvidas sobre o funcionamento do plano.

 

Celina Galvão explicou como funcional o plano para membros e servidores
Celina Galvão explicou como funcional o plano para membros e servidores

 

 

Terceirizados


Na sexta (6), foi a vez dos terceirizados da unidade do MPT no Recife aprenderem ainda mais sobre como se proteger no dia a dia. Os peritos do órgão, Leonardo Franca e Marcos Lira, apresentaram os riscos das atividades que os funcionários desempenham, mostrando as formas corretas de prevenção.


Na ocasião, a procuradora Gabriela Maciel, o diretor Regional Carlos Carvalho e a gestora do setor de Serviços Gerais Tharcila Coelho aproveitaram para discutir questões relacionadas ao aprimoramento dos contratos, a fim de garantir mais saúde e segurança aos colaboradores.

 

Procuradora Gabriela Maciel fala sobre o Abril Verde
Procuradora Gabriela Maciel fala sobre o Abril Verde

 

 

Peritos da Regional explicam os riscos das atividades desempenhados pelos terceirizados
Peritos da Regional explicam os riscos das atividades desempenhados pelos terceirizados

Tags: Abril Verde