Fórum nacional alerta para risco de contaminação por agrotóxicos em semana de combate

Na semana de 27 novembro a 3 de dezembro, o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos alerta para o risco de contaminação humana através dos alimentos. O perigo é dado pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. Para isso, além de estar presente em uma série de eventos neste período, junto a órgãos, instituições e sociedade civil organizada, lança dois vídeos para orientar à população.


Os vídeos disponibilizados podem ser vistos pelo canal do MPT em Pernambuco no Youtube, parceiro do fórum. De acordo com o coordenador do Fórum, o procurador Regional do Trabalho, Pedro Serafim, o Brasil libera uma quantidade até cinco mil vezes maior do que a Europa. O fato é preocupante, sobretudo do ponto de vista da saúde alimentar das pessoas. Estudo inédito aponta que, oito brasileiros se intoxicam com agrotóxicos por dia devido à permissividade da lei brasileira.

Acesse os vídeos aqui:

https://youtu.be/JdXFDA6GHAo

https://youtu.be/13trO19x5BI

Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos


Na madrugada do dia 3 de dezembro de 1984, a cidade de Bhopal, na região central da Índia, registrava a maior catástrofe da história da indústria química. Na tragédia, vazaram 27 toneladas do gás tóxico metil isocianato, químico utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, em uma zona densamente povoada.


Embora a empresa tenha se negado a contabilizar a dimensão do acidente, estima-se que já nas primeiras horas de 4 a 10 mil pessoas tenham morrido. Outras 200 mil foram intoxicadas pela nuvem de veneno. 25 mil casos de cegueira também foram registrados, num universo de cerca de 50 mil incapacitados para o trabalho.


Diante disso, a Pesticide Action Network (PAN), organização não governamental que atua contra os pesticidas, estabeleceu a data como forma de recordar as mortes e incentivar a luta contra os efeitos dos agroquímicos para a sociedade e o meio ambiente.

Tags: agrotóxico, dia mundial de luta contra os agrotóxicos