MPT firma parceria para coleta de óleo de fritura descartado

Na última quarta-feira (11), membros e servidores do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) puderam saber mais sobre a reciclagem de óleo de cozinha. Na ocasião também, o órgão firmou convênio com a ASA Indústria e Comercio, para participar do Programa Mundo Limpo Mundo Melhor. Até o fim de outubro, o MPT terá um posto de coleta na sede. O encontro foi promovido pelo MPT Ambiental, em parceria com a Diretoria Regional.

 

Abrindo o encontro, a procuradora-chefe, Adriana Gondim, falou da satisfação em promover as iniciativas de gestão ambiental no MPT, reforçando que essa também é uma prioridade da gestão. Em seguida, o diretor Regional, Carlos Carvalho, reforçou a mensagem da procuradora, dizendo que esse é o primeiro de uma série de eventos que devem ser promovidos na unidade relacionados à temática.

A palestrante Thaísia Venância Barbosa da Silva, que é colaboradora do programa, informou as cerca de 20 pessoas presentes como acontece a coleta seletiva do óleo, mostrando os impactos dele no meio ambiente. “Estima-se que 1 litro de óleo seja capaz de contaminar 20 mil litros d’água. Além disso, cerca de 45% dos gastos públicos com saneamento básico sejam relacionados a entupimentos relacionados ao óleo”, afirmou reforçando a importância da gestão desse resíduo.


Thaísia ainda falou sobre como funciona o convênio que a ASA firma com as empresas e órgãos públicos. “Essa é uma tarefa de responsabilidade socioambiental da nossa empresa. Uma vez que uma instituição queira participar do programa, disponibilizamos um coletor e as pessoas fazem o descarte do óleo nele”, disse.

 


Reversão
Além de contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente, parte dos recursos arrecadados com a coleta de óleo são revertidos para o IMIP. A instituição é referência assistencial a populações carentes em diversas especialidades médicas, sendo uma das estruturas hospitalares mais importantes do país.


Impacto
Segundo a OilWorld, mais de 200 milhões de litros de óleos de cozinha são despejados por mês nas pias e cozinhas do Brasil. Depois de passar pelo esgoto, o óleo contaminado impede a penetração da luz solar na água, ocasionando morte de algas e peixes.


Mundo Limpo Vida Melhor
Há 9 anos o Programa Mundo Limpo Vida Melhor, da ASA Indústria e Comercio Ltda, faz a coleta de óleo. O programa reduz o impacto ambiental gerado pela população, evitando que o descarte do óleo seja realizado de forma inadequada no meio ambiente provocando danos à natureza e à saúde pública.